ENCCEJA_edited.jpg
Encceja

O que é ?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), equivalente ao antigo supletivo, é um exame nacional realizado no Brasil e no Exterior.

 

O Exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) desde 2002 e avalia as competências, as habilidades e os saberes adquiridos tanto no processo escolar como em outros processos formativos da vida, tais como a convivência, o trabalho, os movimentos sociais e as manifestações culturais, entre outros.

Para quem?

O Exame é destinado para jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade adequada.

 

Para pleitear o diploma do Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 (quinze) anos completos na data de realização das provas.

 

Para a pleitear o diploma do Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data de realização das provas.

Inscrições

As provas do Encceja Exterior são realizadas anualmente e são gratuitas.

Em 2019, as inscrições foram realizadas entre junho e julho e a prova ocorreu em setembro. Neste ano, devido a pandemia do Coronavirus, não ha previsão para a publicação do edital, nem para a realização da prova.

* Acompanhe o cronograma atualizado, inscreva-se ao pé da página.

     O que precisa?

      A inscrição para a prova é feita através do site do INEP. É necessário estar com o número do seu CPF e do seu passaporte. Um endereço de e-mail valido é solicitado para receber as informações sobre sua inscrição e sobre a prova.

 

      Importante! É necessário estar em dia com o Título de Eleitor, pois isso pode ocasionar o bloqueio do seu CPF, impedindo sua inscrição.

Provas

As provas do ENCCEJA foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e são organizadas da seguinte forma:

 

Ensino Fundamental (EF)

Matemática

Ciências Naturais

História e Geografia e

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação

 

As provas têm 60 questões e uma redação. Serão 30 questões no período da manhã (Matemática e Ciências Naturais) e 30 questões no período da tarde (História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física).

 

Ensino Médio (EM)

Matemática e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Ciências Humanas e suas Tecnologias e

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação

As provas têm 60 questões e uma redação. Serão 30 questões no período da manhã (Matemática e Ciências da Natureza) e 30 questões no período da tarde (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos), além de fazer a redação.

      Resultados

      Os gabaritos são disponibilizados algum tempo depois e o resultado individual pode ser consultado na página que você realizou sua inscrição.

      A pontuação de cada uma das provas objetivas é de 0 a 200 pontos, sendo necessário tirar 100 pontos para ser aprovado. No caso da redação, a nota vai de 0 a 10, sendo necessário tirar pelo menos 5 pontos para ser aprovado.

      Os certificadores são emitidos para aqueles que obtiverem a pontuação mínima em cada uma das provas.

      A Declaração de Proficiência é emitida para aqueles que conseguiram aprovação em algumas provas e outras não. É possível refazer as provas que você ainda não atingiu a pontuação necessária para obter o Certificado.

      Realização das provas

      O local das provas normalmente é escolhido na hora de fazer a tua inscrição. Caso você escolha fazer as provas em Paris, o Exame costuma ocorrer nas dependências do Consulado Geral do Brasil em Paris.

      As provas são realizadas em um domingo com início as 8 horas até as 19 horas, com uma hora de intervalo para o almoço.

Diploma

O que posso fazer depois?

Em caso de aprovação em todas as provas e na redação do Encceja, você terá o certificado de Ensino Médio (antigo Segundo Grau). Concluir um nível de estudos, equivale abrir possibilidades para novas oportunidades! Para dar continuidade aos estudos, primeiramente você terá que definir em qual lugar você está disposto a estudar.

 

No Brasil

Com o certificado de Ensino Médio no Brasil, você poderá fazer qualquer formação que não precise do vestibular. Caso você deseje seguir teus estudos em uma Universidade, você poderá fazer o vestibular e/ou o Enem que te darão acesso aos cursos universitários.

Na França

O certificado de Ensino Médio do Brasil equivale à conclusão do Lycée aqui na França. Isso significa que você terá acesso a algumas formações que não exigem o vestibular (Baccalauréat). Você poderá ter acesso a alguns cursos, como por exemplo:

 

  • Diplôme d'Accès aux Etudes Universitaires (DAEU). Esse nível de estudos dará acesso aos cursos da Universidade aqui na França sem precisar passar o Vestibular. Existem diversos DAEU em diversas universidades. (Para saber mais:

https://www.onisep.fr/Pres-de-chez-vous/Centre-Val-de-Loire/Orleans/Se-former-dans-ma-region/Orientation-et-formation-tout-au-long-de-la-vie/Reprendre-ses-etudes/Le-DAEU)

  • Capacité en Droit (para saber mais:   

https://www.onisep.fr/Ressources/Univers-Formation/Formations/Lycees/capacite-en-droit)

  • Capacité en gestion des entreprises

  • CNAM e outras formações que não exigem o vestibular.

 

Para continuar estudando em uma Universidade francesa, é importante ter um bom nível de francês. Normalmente o nível solicitado é B2. Você precisará fazer um teste para comprovar o seu nível, podendo ser o TCF, DAEF ou DALF. A Universidade Sorbone e a Aliance Française disponibilizam os testes de nível de línguas em diversas datas durante o ano escolar. No entanto, você terá que prever um orçamento para se inscrever nestes testes, pois eles não são gratuitos!

 

Para ter acesso à Universidade, você pode fazer o DAEU ou o Enem no Brasil (que seria o equivalente ao vestibular). Você pode também ter acesso a uma Faculdade no Brasil e pedir transferência. Tudo vai depender do que você está almejando.

 

Na Europa

Em breve!

 

Estudar

Quando?

Não espere a data da prova para iniciar seus estudos!! Comece o mais cedo possível, pois o conteúdo a ser revisado é relativamente abundante!

Como?

Para fazer as provas com maior segurança e confiança, é importante dedicar um tempo para estudar diariamente. Planeje e organize sua agenda e reserve um tempo para revisar os conteúdos. Durante esse período, dedique-se verdadeiramente aos estudos! Ou seja, deixe de lado as redes sociais e as distrações. Dedique-se! Teu futuro está em tuas mãos!!

 

As provas são divididas em quatro campos do saber, assim uma maniera de estudar seria, por exemplo, reservar 15 minutos para estudar um item de cada uma das provas.

 

 

Você poderá dedicar apenas 1h por dia para progredir na revisão. Mas lembre-se que o importante é manter o ritmo e a constância!!

 

O que estudar?

O INEP disponibiliza apostilas para você estudar.

Veja a seguir onde você pode baixar as apostilas:

Ensino Fundamental

Matemática

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/matematica_ens_fund.pdf

Ciências

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/ciencias_fund.pdf

História e Geografia

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/historia_e_geografia.pdf

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/lingua_portuguesa.pdf

 

Ensino Médio

Matemática e suas Tecnologias

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/encceja_matematica_ens_medio.pdf

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/ciencias_naturais_em_br.pdf

Ciências Humanas e suas Tecnologias

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/ciencias_humanas_em_br.pdf

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/linguagens_codigos_em_br.pdf

Gostaria de saber mais sobre a prova e contar com a ajuda da HB para se preparar? 

Inscreva-se aqui:

tempo encceja.png